Logotipo

NOTÍCIAS

Principal | Notícias | Diocese | CNBB

Grupo de Reflexão Pastoral se reúne em Florianópolis

(17/06/2019)

Com o objetivo de refletir a caminhada pastoral e evangelizadora em Santa Catarina, aconteceu nesta quarta-feira, 12 junho, a segunda reunião anual do Grupo de Reflexão Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi realizado na sede da Secretaria Executiva do Regional, em Florianópolis (SC), e marcou por ser o primeiro encontro da nova presidência da CNBB Sul 4, eleita na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em maio deste ano.

O Grupo de Reflexão Pastoral se encontra ordinariamente três vezes ao ano e extraordinariamente quando há a solicitação da presidência do Regional. O Grupo tem por função auxiliar o Secretariado Regional no planejamento, coordenação e execução da caminhada pastoral da Igreja em Santa Catarina. Também cabe ao Grupo orientar o secretário executivo e preparar a Assembleia Regional de Pastoral e as reuniões do Conselho Regional de Pastoral.

De acordo com dom frei Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, o diálogo promovido pelo Grupo fortalece a caminhada da Igreja em Santa Catarina. “O trabalho pastoral necessita de pessoas preparadas que possam contribuir na articulação da ação evangelizadora. Nosso Regional é agraciado com este grupo que é um espaço de partilha e comunhão da presidência com homens e mulheres que nos ajudam a pensar a caminhada”, declarou.

Integrantes – Fazem parte do Grupo de Reflexão Pastoral, os bispos que compõe a presidência do Regional, os coordenadores diocesanos de pastoral das Dioceses dos bispos da presidência, o secretário executivo e alguns leigos escolhidos pela Assembleia Regional de Pastoral. A representação dos leigos dentro do Grupo de Reflexão, conforme prevê o regulamento, é trocada de quatro em quatro anos. A escolha de novos representantes acontecerá na reunião do Conselho Regional de Pastoral, em novembro de 2019 na Diocese de Rio do Sul.

Pauta – Esta reunião do Grupo de Reflexão de Pastoral é o primeiro espaço de encontro da nova presidência com os trabalhos das instâncias do Secretariado Executivo. A primeira atividade do encontro, após uma Celebração Eucarística na capela da Secretaria, foi o estudo das competências do Grupo a partir das indicações do Regulamento dos Organismos Subsidiários do Regional Sul 4 da CNBB.

O Grupo avaliou a necessidade de criação dos Conselhos Econômico e Fiscal no Regional e colaborou na construção da pauta do encontro dos bispos e coordenadores diocesanos de pastoral que acontece no mês de julho em Nova Veneza (SC). Também foi trabalhada a proposta de implantação de uma Escola de Fé e Cidadania no Regional e a continuidade do projeto “CNBB Sul 4 Rumo aos 50 Anos”, que tem o intuito de preparar a Igreja em Santa Catarina para a vivência do jubileu de ouro do Regional.

Como último ponto da pauta, os integrantes do Grupo de Reflexão Pastoral apontaram encaminhamentos para a realização da 52ª Assembleia Regional de Pastoral que terá como eixo central a elaboração das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 4 e uma análise de conjuntura do momento atual. A próxima reunião ordinária do Grupo de Reflexão Pastoral será no mês de outubro, também em Florianópolis, e terá como pauta principal a construção da programação do Conselho Regional de Pastoral.